quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sabe de onde vem???

Para iniciar nosso pagode aqui no blog, nada melhor do que saber de onde veio esse ritmo que agrada milhares, e por que não dizer milhões, de pessoas.

Pagode, na verdade, era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas, na época em que o Brasil ainda tinha escravos. Acabou se tornando sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria.

O termo pagode era utilizado para dar nome às festas dos sambistas, e não ao ritmo musical tocado nelas. Podemos perceber bem essa descrição nas letras das músicas “Pagode do Vavá” de Paulinho da Viola e “Pagode pra Valer” de Leci Brandão.

O significado, como conhecemos hoje, surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas. Daí vem o nome do grupo Fundo de Quintal, considerado o primeiro grupo de pagode do Brasil.

Novos instrumentos foram introduzidos ao samba como o repique de mão, o tantã e o banjo com braço de cavaquinho. E foi essa nova roupagem que deu a idéia de um novo ritmo.

Logo depois, o teclado também passou a fazer parte das músicas. Nos anos 90, o pagode ganhou um status mais comercial, elevando muito os índices de vendagem. Grupos cariocas e paulistanos apareceram no cenário, assim como cantores solos. O pagode tomou várias vertentes e hoje, os grupos tocam desde partido alto, até samba-rock e músicas mais românticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário